Zico se pronuncia sobre os rumores de seu acesso ao polêmico documento da HYBE
- Lara Oliveira
- 30 de out. de 2024
- 2 min de leitura
O documento, com cerca de 18.000 páginas, continha comentários e críticas de artistas de K-pop de outras empresas

Nesta quarta-feira (30), o cantor e CEO da KOZ Entertainment, Zico, se manifestou publicamente sobre as alegações de que teria tido acesso ao “relatório da indústria musical” da HYBE.
A polêmica surgiu após uma auditoria do Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional, em 24 de outubro, onde foi revelado que a HYBE mantinha um relatório semanal que circulava entre seus executivos. Com cerca de 18.000 páginas, o documento continha comentários sobre artistas de K-pop de empresas como SM Entertainment, JYP Entertainment, YG Entertainment e outras, que envolve desde críticas à aparência e habilidades dos artistas até a circulação de rumores não verificados e discussões sobre estratégias de marketing contra eles.
Com o vazamento de aproximadamente 20 páginas online, o público reagiu intensamente. Em resposta, Seungkwan, do SEVENTEEN, se pronunciou no Instagram, e o CEO da HYBE, Lee Jae Sang, divulgou um pedido público de desculpas em 29 de outubro.
Em meio a essa controvérsia, o Hankyoreh reportou que o presidente da HYBE, Bang Si Hyuk, teria instruído pessoalmente que Zico fosse incluído na lista de destinatários do documento. Segundo registros de e-mails obtidos pelo Hankyoreh, em janeiro de 2022, Bang Si Hyuk pediu que Zico fosse adicionado como destinatário do relatório.
Outros executivos de alto escalão também recebiam o documento, que era enviado semanalmente aos principais líderes da HYBE e suas subsidiárias. Espera-se, assim, que Zico receba o documento desde o verão passado, embora não haja confirmação de que ele tenha lido o conteúdo.
Em resposta, Zico usou o Instagram Stories para esclarecer sua posição:
“Não acredito que isso está acontecendo...
Depois de verificar o relatório de hoje, pensei que seria melhor abordar isso diretamente, então estou deixando esta mensagem.
Nunca vi o documento em questão, nem abri o e-mail em si.
Só descobri que fui adicionado como destinatário através do relatório de hoje.
Para evitar mais mal-entendidos, solicitei diretamente à KOZ que verificasse se eu não havia aberto nenhum dos e-mails ou documentos, e eles confirmaram isso.
Espero que todos que estavam preocupados possam ter um dia tranquilo hoje.”
A KOZ Entertainment, empresa fundada e liderada por Zico, foi adquirida pela HYBE no ano de 2020.
Por Lara Oliveira
Revisão de Nathália Guimarães