“Tudo pode ser inspiração”: IFCHAN fala sobre trajetória, colaborações e os próximos passos na carreira
- Rebeca Ivie
- há 18 horas
- 3 min de leitura
O que começou como uma visita despretensiosa a um estúdio acabou marcando o início de uma trajetória artística promissora.

Em entrevista exclusiva ao Portal Dona Coreia, o cantor sul-coreano IFCHAN relembra os primeiros passos na música, aborda suas referências criativas, descreve o processo por trás de seus lançamentos mais recentes, comenta a colaboração com Lowell Straight em “Na Mira” e antecipa o que os fãs podem esperar do novo single, “MML”.
Confira a matéria completa abaixo:
DONA COREIA: Olá, IFCHAN! Antes de tudo, como você está? O que tem feito ultimamente?
IFCHAN: Olá, DONA COREIA! Aqui é o artista de R&B, IFCHAN.
Ultimamente, estou trabalhando em um novo single! Está previsto para ser lançado no dia 24 de abril de 2025. O título é MML!
DONA COREIA: Por favor, se apresente aos nossos leitores! Estamos curiosos — o nome IFCHAN tem algum significado especial por trás?
IFCHAN: Escolhi o nome IFCHAN a partir da ideia “IF CHAN MAKES MUSIC ~?” (E se CHAN fizer música?). Porque, independentemente da palavra que você coloque depois de “music”, a frase sempre faz sentido. Isso representa possibilidades infinitas! Por isso, abreviadamente, ficou IFCHAN.
DONA COREIA: Me conta uma coisa… o que despertou seu desejo de entrar no mundo da música? Teve um momento que sentiu como um ponto de virada?
IFCHAN: Quando eu era mais novo, fui ao estúdio de um conhecido através de um amigo. Acho que foi quando conheci um “novo mundo”. Foi a primeira vez que senti meu coração bater de verdade. E foi assim que, naturalmente, comecei a fazer música.
DONA COREIA: Existe algum artista que realmente te inspira, seja musicalmente ou em termos de vibe?
IFCHAN: Ultimamente, os que mais me inspiram são Arin Ray, Justin Bieber e Dean!
DONA COREIA: Sobre seu processo criativo — existe algo, como um som, uma palavra, um lugar ou até um sentimento que sempre te inspira quando está criando? E quando compõe, prefere trabalhar sozinho ou gosta de colaborar com outros?
IFCHAN: Algo que sempre me inspira na hora de criar… tudo! Tudo está conectado com inspiração. Mas ultimamente, tenho ficado muito focado em palavras específicas. Quando uma palavra me prende, acabo desdobrando tudo que ela carrega em significados.
Quanto ao processo de composição, tenho trabalhado sozinho até agora, então me sinto confortável assim. Mas ultimamente, tenho sentido vontade de criar junto com outros artistas talentosos. Tive uma experiência muito positiva colaborando com o Lowell Straight, e foi super divertido!
DONA COREIA: Uma difícil: se você tivesse que descrever seu estilo musical em três palavras, quais seriam?
IFCHAN: Groovy, trendy, melodious (dançante, moderno, melódico)
DONA COREIA: Agora que conhecemos um pouco mais sobre suas inspirações, processo criativo e como define seu estilo — indique uma música sua que nossos leitores precisam ouvir, aquela que representa bem o seu som!
IFCHAN: A música mais difícil que já fiz foi IFCHAN - TAXI! Me lembro bem o quanto foi difícil de produzir, então tenho um carinho especial por ela.
DONA COREIA: Vamos falar do seu novo single “Na Mira”. Como surgiu a colaboração com o Lowell Straight e como foi o processo de criação? Houve algum momento engraçado, inesperado ou memorável durante o trabalho?
IFCHAN: O Lowell Straight me ligou do nada dizendo: “Irmão, essa aqui você tem que fazer comigo.” Aí ele me mandou a música e eu amei! O significado também era muito bom, então começamos a trabalhar nela de forma super natural. Foi um processo bem rápido e divertido. Depois gravamos o videoclipe e tudo aconteceu de forma muito leve.
DONA COREIA: Agora que “Na Mira” foi lançada, quais são seus planos para o futuro? Podemos esperar mais colaborações ou projetos solo em breve?
IFCHAN: Vou continuar me dedicando aos singles, como estou fazendo agora! E vou trabalhar duro para lançar um álbum completo também! Por favor, fiquem animados com o single “MML”, que sai no dia 24 de abril de 2025!
DONA COREIA: Obrigada pelo seu tempo! Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem especial para os leitores?
IFCHAN: Te amo! Vou continuar me esforçando, então fiquem de olho! Espero que a gente possa se encontrar um dia em um show. Fiquem todos saudáveis!
Por: Rebeca Ivie
Revisâo: Yulle Santos
Traduçâo: Laila Cristina