Nipo Festival 2024: evento trouxe oficinas gratuitas de atividades asiáticas
- Nathália Guimarães
- 24 de set. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de set. de 2024
A programação contou com shows musicais, concurso de cosplay, apresentação de k-pop, entre outros

Nos dias 20 a 22 de setembro, o Distrito Federal foi palco do Nipo Festival, evento que transformou o Taguatinga Shopping em um ponto de encontro para fãs de cultura asiática. A programação contou com shows musicais, concurso de cosplay, apresentação de k-pop, bate-papo com o dublador William Viana (Jujutsu Kaisen, My Hero Academia: Ascensão dos Herois), entre outros.
Oficinas
Um dos destaques do festival foram as oficinas gratuitas, que proporcionaram aos visitantes uma imersão em tradições e práticas artísticas orientais.
Na oficina de Ikebana, os participantes foram capazes de aprender as técnicas de arranjos florais. A aula foi ministrada por Filomena Kotaka, sensei de Ikebana Sogetsu. Ela explicou que os arranjos devem ser proporcionais ao tamanho do vaso, para que fique harmônico e equilibrado.

"A Ikebana pode ser feita por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Os fundamentos básicos são os mesmos, o que vai variar são as condições do local e do tempo. As plantas locais variam, o tipo de recipiente, o local, pode ser no meio de um jardim, em uma loja, residência, hall de elevador", destacou Filomena.
Na oficina, a professora explicou e demonstrou como fazer o arranjo, e após isso, a equipe ajudou os participantes a aplicarem a Ikebana Foram disponibilizados vasos, folhas e flores para a montagem do arranjo.
Veja momentos da oficina de Ikebana:
E para os amantes de origami, o evento também trouxe oficinas dedicadas a essa arte milenar. Priscila Tiemi aplicou uma das oficinas de origami e ensinou os participantes como fazer caixas de papel apenas com dobraduras. Publicitária por formação, Priscila relembrou que começou a fazer origamis para vender em 2014, mas foi um ano depois que ela assumiu os origamis como profissão.
"Tivemos que abrir mão do restaurante que tínhamos em regime familiar para cuidar do meu pai que foi diagnosticado com câncer. Não me arrependo nem um segundo por trabalhar em casa com o que eu amo e valorizo. Quando assino meus trabalhos (Origami by Tiemi, feito com carinho) estou sendo verdadeira", explicou.
O evento também contou com oficinas de Sumiê, caligrafia japonesa (conhecida como Shodō), Furoshiki, E-tagami, entre outras. O festival ainda ofereceu espaço para os fãs de quadrinhos e ilustrações na oficina de Mangá, onde os participantes puderam desenvolver personagens e histórias, guiados por profissionais da área.
Gastronomia
Além das oficinas, a gastronomia também atraiu participantes para o Nipo Festival. Os apreciadores da cultura coreana puderam experimentar o cachorro quente coreano e frango frito, do Yum Yum, enquanto o Donburi ofereceu especialidades como udon e takoyaki.
Por Nathália Guimarães