Grupo de K-pop NTX afirma que a música é uma forma de se comunicar com os fãs, quebrando a barreira da língua
- Nathália Guimarães
- 6 de ago. de 2024
- 4 min de leitura
O grupo foi a atração principal do K-Festival, em Brasília (DF)
O grupo de K-pop NTX já desembarcou no Brasil para uma série de apresentações que prometem agitar os fãs em diversas cidades do país. Composto por Hyeonjin, Yunhyeok, Jaemin, Changhun, Hojun, Rawhyun, Eunho e Seungwon, o octeto coreano se apresentará em João Pessoa, Belo Horizonte, Niterói e São Paulo. A turnê nacional marca a primeira vez que o grupo se apresenta em solo brasileiro.
O NTX foi a atração principal da segunda edição do K-Festival, evento que celebra a cultura coreana em Brasília (DF). O grupo realizou shows no sábado (3) e domingo (4), e arriscaram cantar músicas em português: Tempo Perdido, da banda Legião Urbana; e Sol, do cantor Vitor Kley.

Antes de iniciar a turnê, o NTX participou de uma coletiva de imprensa na sexta-feira (2), onde compartilharam detalhes sobre a visita ao Brasil e expectativas para os shows.
Confira trechos da entrevista:
Qual foi a primeira coisa que vocês imaginaram ou pensaram que descobririam quando viriam ao Brasil?
Changhun: Quando eu cheguei no Brasil, eu imaginava muito as praias brasileiras, pessoas jogando vôlei, futebol no meio da praia. Aqui em Brasília, a gente teve a chance de entrar no clube e poder jogar futebol.
Como tem sido estar aqui no Brasil, principalmente em Brasília? Vocês imaginavam ter fãs do outro lado do mundo?
Hojun: A gente tinha a noção que a gente tinha fãs aqui, mas a gente não sabia que o amor das nossas fãs era tão grande assim, então nos sentimos muito honrados e agradecidos por esse fato.
Como vocês têm lidado com a barreira do idioma em sua estadia no Brasil? Vocês tiveram chance de aprender algumas palavras em português?
Hyeongjin: De acordo com a situação, vamos sempre perguntando, aprendendo palavras novas. De acordo com a situação, a gente sempre vai aprendendo expressões novas também.
Yun Hyeok: Só para completar, com certeza a gente vai ter essa barreira do idioma, mas a gente garante que em uma das músicas nós vamos ter essa comunicação com as nossas fãs.
Veja os membros do NTX falando português:
Qual música te faz lembrar mais do fandom?
Yun Hyeok: A quinta música do nosso último álbum, chamada MYFUL, é uma música dedicada às nossas fãs.
Quais as comidas brasileiras que mais chamaram a atenção de vocês esses dias? Tem algum que vocês ainda querem provar?
Yun Hyeok: Ontem, nós fomos à churrascaria e foi incrível. E uma coisa que achamos muito legal é o fato deles trazerem a peça e cortarem na nossa frente.
Hyeongjin: Ouvi dizer que o Brasil é um país que gosta muito de festa e beber, então eu gostaria de provar um dia a cachaça também, mas ainda não provei.
Raw Hyun: Vamos festejar!
Yun Hyeok: Coxinha, aquele salgado que parece uma lágrima, acho que seria um ótimo petisco.
Além das músicas e coreografias, nós amamos a forma como vocês se vestem. Em “Problematic” a gente sente uma pegada mais intensa de paixão com vermelho nas roupas. O uso dessa cor foi realmente nessa intenção?
Yun Hyeok: Essa pergunta seria melhor respondida pela nossa estilista, mas acredito, como o título da música diz, “problemática”, seria alguma coisa que demonstra alguma rebeldia. Um quer mostrar esse tema um pouco mais rebelde, um lado mais rebelde, então acredito que tenha um sentido mais tipo “fogo”, algo radical e por isso a predominância do vermelho.
Para finalizar, vocês têm alguma mensagem especial para os fãs brasileiros, para quem vai ao evento?
Hojun: Estamos muito ansiosos para a apresentação e espero que vocês possam aproveitar cada momento aqui, eu agradeço.
Hyeongjin: A Coreia fica literalmente do outro lado do mundo, são 12 horas de diferença. Mas essa paixão, esse amor, o suporte que as nossas fãs estão dando fazem a gente superar essa dificuldade. Agradeço. Te amo.
Changhun: Amanhã vai ser nosso primeiro show no Brasil. Espero ouvir muito a voz de vocês. É isso, obrigado.
Raw Hyun: Espero que a voz das nossas fãs soem mais alto que as nossas próprias vozes, então estarei ansioso.
Yun Hyeok: A nossa apresentação tem vários tipos, vai ser o grupo inteiro, vai ter solo, vai ter grupos menores. Então vai haver uma diversidade bem grande no nosso show. Então realmente que muitas pessoas possam comparecer à nossa apresentação e aproveitar.
Seungwon: Realmente ouvimos que a paixão das pessoas brasileiras é muito grande. Tanto que a gente veio de longe e vamos dar tudo que podemos nas apresentações.
Eunho: Viemos aqui ao Brasil e espero experienciar essa paixão das nossas fãs. Estamos agradecidos, nos sentimos honrados e espero que aproveitem nossas apresentações.
Jaemin: Vamos mostrar para as nossas NTFUL uma energia que ninguém experienciou antes. Obrigado.
Quer assistir aos shows do NTX? Confira abaixo as datas:
Piracicaba (SP) - 6 de agosto
João Pessoa (PB): 9 de agosto
Belo Horizonte (MG): 12 de agosto
Niterói (RJ): 14 e 15 de agosto
São Paulo (SP): 17 e 18 de agosto
Por Lara Oliveira e Nathália Guimarães
Revisão por Yulle Santos