top of page

Feira do Bom Retiro: o ponto de encontro para os fãs da onda coreana em São Paulo

  • Foto do escritor: Nathália Guimarães
    Nathália Guimarães
  • 11 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A estimativa é de que feira recebe entre 8 e 10 mil visitantes por sábado, segundo o Centro Cultural Coreano no Brasil


Em um bairro tradicionalmente conhecido pela história e diversidade cultural, a Feira do Bom Retiro tem se destacado como um destino para os fãs da Hallyu, a onda cultural coreana. A Feira do Bom Retiro acontece todos os sábados, das 10h às 17h, na Rua Cônego Martins, próximo às estações de metrô Luz e Tiradentes. A entrada é gratuita e o evento promete uma experiência cultural e gastronômica única.


A estimativa é de que feira recebe entre 8 e 10 mil visitantes por sábado, podendo alcançar até 15 mil em edições especiais, aponta o Centro Cultural Coreano no Brasil.

Foto: Reprodução/Instagram

Atrações


As atrações de palco incluem apresentações de covers de K-Pop, grupos de dança tradicional e percussão coreana.


Durante os intervalos entre as apresentações, os visitantes podem participar random play dance, onde os fãs têm a chance de mostrar habilidades nas coreografias mais populares do K-Pop.




Gastronomia e expositores


Com cerca de 20 expositores, a feira oferece pratos tradicionais coreanos, como Toppoki, Bibimbap e Mandu, além de bebidas típicas como makgeolli e soju.


Além disso, os visitantes encontram barracas de produtos relacionados a K-Pop, K-Drama e K-Beauty, e podem até alugar Hanbok, o traje tradicional coreano.


Entre os parceiros da Feira do Bom Retiro estão o grupo de Caligrafia Tradicional Coreana, dobradura coreana, e a percussão tradicional Samulnori Hanullim, além da Academia Liberdade de Taekwondo.


Mês da cultura coreana


A ocupação japonesa teve início em 1905, e a Coreia foi oficialmente anexada ao Japão em 1910. Durante esse período, o governo japonês tentou eliminar a cultura coreana da sociedade. Os coreanos foram forçados a adotar nomes japoneses, e o uso da língua coreana foi proibido tanto nas escolas quanto nos negócios.


De acordo com o centro coreano no Brasil, agosto é celebrado como o “Mês da cultura coreana”, em comemoração ao dia 15 de agosto de 1948, data em que foi estabelecida a República da Coreia do Sul.


Serviço

Feira do Bom Retiro

Onde: Rua Cônego Martins, próximo às estações de metrô Luz e Tiradentes.

Quando: Todo sábado, das 10h às 17h.

Entrada: Gratuita.

Instagram: @feiradobomretiro


Por Nathália Guimarães

Revisão por Nayce Isabella

 
 
bottom of page