top of page

Convenção Pop no IFG de Formosa promove integração tecnológica e esportiva

  • Foto do escritor: Dona Coreia
    Dona Coreia
  • 8 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Neste ano, o evento incluiu torneios de FIFA, Mortal Kombat e League of Legends


Neste sábado (7) aconteceu a “Convenção Pop” do IFG no Campus de Formosa Goiás. O evento contou com competições de e-sports, cosplay, random play dance e outras atrações. A edição de 2024 é uma homenagem a Akira Toriyama, autor japonês do mangá Dragon Ball, que faleceu em março deste ano, com exposições e memórias relacionadas à série icônica.


“Convenção Pop” do IFG no Campus de Formosa Goiás
Foto: Nayce Isabella

O professor do IFG e organizador da Convenção Pop, Gustavo Antônio Teixeira Chaves, morador de Formosa (Goiás), destacou que o evento é voltado para a cultura pop, com ênfase em temas de origem oriental, como animes, mangás e dramas, mas aberto a todas as tribos e interesses nerds, geeks e otakus. Segundo ele, a programação inclui diversas atividades como campeonatos de jogos (Mortal Kombat 11, FIFA 23 e League of Legends), quizzes temáticos com diferentes níveis de premiação, karaokê e um lounge interativo com videogames e outros atrativos. Além disso, eventos especiais estão programados, como campeonatos de dança de k-pop, com prêmios que incluem uma viagem para o show de Taemin em São Paulo, e um campeonato de cosplay com premiação em produtos para cosplayers. 


“O evento é isso aí, para a gente vir, se divertir, brincadeira, interação. O objetivo é vir, se divertir, se identificar”, afirmou o organizador. 


Ele também ressaltou que o clima, tanto em termos de tempo quanto da energia do público, estava “muito gostoso”. Para ele, a interação entre os participantes e a liberdade de todos para se expressarem fazem parte do sucesso da Convenção Pop deste ano.


“Convenção Pop” do IFG no Campus de Formosa Goiás
Foto: Nayce Isabella

Henrique Anthony Carneiro Silva, 24 anos, aluno do IFG e morador de Formosa, destacou a iniciativa de trazer campeonatos de jogos para a região, considerando a carência de eventos desse tipo no local. Segundo ele, enquanto muitos jogadores precisam se deslocar para Brasília ou outras cidades distantes para participar de competições, a ideia foi criar algo comunitário e acessível, com entrada gratuita e inscrições livres para os jogos. 


Glaucia Mendes, professora do IFG e representante do NAPNE, destacou a importância de promover a inclusão e a acessibilidade comunicacional em eventos culturais, considerando o público de pessoas com deficiência, como autistas e indivíduos com baixa visão.



Durante a Convenção Pop, o NAPNE organizou um stand para apresentar suas atividades e reforçar o compromisso com a diversidade, além de coordenar a competição de cubo mágico. Segundo Glaucia, esse jogo foi escolhido por sua representatividade, especialmente para a comunidade autista, já que foi adotado como símbolo da campanha de 2023, representando a complexidade e as diferentes formas de entender o pensamento autista.


“Estamos aqui para marcar presença e dizer: o NAPNE está aqui por vocês, não só por este público, mas para acolher a todos, a todas as diversidades”, concluiu Gláucia.


Por Nayce Isabella 

Revisado por Nathália Guimarães


bottom of page