A influência crescente da importação de snacks coreanos na cultura pop internacional
- Nayce Isabella (Icee)
- 25 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
A influência da cultura pop coreana tem crescido exponencialmente em todo o mundo, e no Brasil não é uma exceção
Como o quinto maior mercado consumidor de k-pop, de acordo com um levantamento de dados do Spotify em 2020, o Brasil tem visto um aumento no interesse por tudo que é relacionado à cultura e entretenimento coreano, incluindo snacks (lanches). Esses produtos culturais atravessam fronteiras e criam novas tendências e hábitos de consumo, moldando a cultura pop nacional.
A paixão e a curiosidade pela cultura asiática, principalmente a coreana, têm crescido cada vez mais. O k-pop e os k-dramas estão conquistando o coração do público, aumentando exponencialmente o desejo de consumir mais dessa cultura.
Snacks
Isso se deve, em parte, aos anúncios não tão subliminares em cenas de k-dramas populares que exibem snacks famosos da Coreia do Sul, despertando no público internacional o desejo por esses produtos. Como é mostrado o café coreano Maxim no k-drama aclamado da Netflix, “Vincenzo”, onde o personagem principal, Vincenzo Cassano, interpretado por Song Joong-ki, casualmente prepara sua bebida quente para ter mais “ânimo”.

[Vincenzo aproveitando seu café. Foto: Netflix]
Além disso, grandes girl groups e boy groups realizam campanhas publicitárias exclusivas para fomentar ainda mais o interesse de seus fãs.
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Esses pequenos lanches não são apenas uma questão de sabor, mas também de cultura e identidade. Eles representam uma forma de conexão com ídolos e dramas coreanos, e a popularidade dos snacks reflete a crescente curiosidade e apreciação pela cultura coreana no Brasil.
Empreendedora
Para entendermos um pouco mais, conversamos com Sharleny Pereira de Almeida, empreendedora, kpoper e amante da cultura sul-coreana. Proprietária da loja online K-Snacks, está há 4 anos no mercado. Ela explica que sua “necessidade” em dar início a esse projeto foi a vontade de ter mais possibilidade de consumir esse tipo de snack em sua cidade, Rio de Janeiro.
Confira a entrevista completa.
Dona Coreia: Como começou sua loja?
Sharleny Pereira: A K-Snacks começou em fevereiro de 2021, com o intuito de trazer mais quantidade e diversidade de snacks coreanos para o Rio de Janeiro, já que não era tão comum encontrar. No entanto, logo depois da inauguração online, abrimos também os envios para todo o Brasil e a meta da loja passou a ser levar a culinária coreana para quem quisesse em qualquer lugar do país!
Dona Coreia: Quais são os produtos mais populares e por quê?
Sharleny Pereira: Os produtos mais populares são os lamens e os sojus, acredito que por conta da influência dos k-dramas e dos idols consumindo em lives e programas de variedades, por exemplo. São produtos muito comuns para os sul-coreanos e as pessoas enxergam neles uma possibilidade de fazer uma imersão cultural.
Dona Coreia: Como você vê a influência dos snacks coreanos na cultura pop?
Sharleny Pereira: Os snacks sul-coreanos são uma das formas de experimentar um pouco a cultura da Coreia do Sul através da culinária. A divulgação dessa cultura é muito bem feita através do soft power e, ao consumirmos a cultura, ficamos influenciados a consumir também os snacks.
Dona Coreia: Quais são os desafios e as recompensas de gerenciar uma loja online nesse nicho?
Sharleny Pereira: Os desafios são mais no sentido de mostrar ao público que os preços não são comparados aos produtos brasileiros, pois estamos tratando de snacks importados, deixando o valor um pouco mais elevado. As recompensas são os feedbacks [retorno do cliente] que recebemos sobre os produtos e o atendimento. Prezamos muito por uma troca com o público humanizada e que proporcione uma experiência boa em todas as etapas. Por fim, ser mediadora para que pessoas consigam realizar seus desejos de experimentar os snacks que tanto veem nos k-dramas e com os idols é exatamente recompensador!
Por Nayce Isabella
Revisão por Nathália Guimarães